quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Vida na Terra
A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos, mas como é que apareceu?
Simples:
Acabou de sair do proto-sol começa a girar e cria uma pequena e frágil crosta, depois de já existir essa pequena crosta deu-se um intenso período de vulcanismo libertando vários gases.
A partir desses gases criou-se a primeira atmosfera (atmosfera primitiva), assim que a Terra escapou dos vulcões entrou logo num período ainda pior.
Mas porquê?
Um dos gases que os vulcões libertam é vapor de água, quando ele ascende e embate na crosta criada pelos outros gases ela condensa dando origem a um novo período de chuvas torrenciais. Estas chuvas vieram dar origem às poças.
Mas as poças não estavam vazias, elas contiam vários elementos químicos (azoto, hidrogénio, oxigénio e carbono), ao agruparem-se estes elementos criaram-se as primeiras proteínas.
Agora imaginem lá um céu sempre a chover cheio de electricidade, o que é que acham qua acontece?
Se disseram raios acertaram se não disseram nada um dia ão de chegar lá.
Com o céu cheio de nuvens e de electricidade começaram a aparecer os relâmpagos (descargas eléctricas) que ao acertarem nas proteínas (aglomerado de elementos químicos) criaram os primeiros seres-vivos.
E para nossa sorte estes seres faziam a fotossíntese ou seja consumiam carbono (a atmosfera primitiva estava cheia dele) e libertavam oxigénio. Dando origem assim à atmosfera actual (habitável).
Tipos de fósseis
Fósseis fácies: são fósseis que representam o ambiente;
Fósseis de idade: são fósseis que nos dão a idade (ex: Jurássico…) quase exacta de quando existiram. Mas para isso eles tem de existir mundialmente e viver pouco tempo.
Fósseis de idade: são fósseis que nos dão a idade (ex: Jurássico…) quase exacta de quando existiram. Mas para isso eles tem de existir mundialmente e viver pouco tempo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)