domingo, 14 de junho de 2009

Paisagens

Para além do ciclo das rochas demos também algumas paisagens tais como Paisagem granítica ou caos de blocos e a Paisagem basáltica ou órgãos basálticos ou mesmo disjunção prismática.

Nas Paisagens Graníticas:o granito ao partir através do alivio de pressão e contraste de temperatura fractura-se em cubos quase perfeitos e estas fracturas (diáclases) ao chegarem à superficie, forma de cubos quase perfeitos, sofrem erosão especialmente nas arestas e nos vértices dando-lhe um aspecto arredondado, isto claro ao longo de milhões de anos. Também se chamam a estas paisagens caos de blocos pois os cubos tomam um aspecto arrendondado e estes blocos estão aparentemente disperços ao acaso pela serra mas se repararmos bem muitos deles continuam na estrutura parelelepipedica em que o granito se fractura.

Nos órgãos basálticos: o basalto arrefece no cone e ao arrefecer e fracturar-se, ele fractura-se em prismas hexagonais e estes ao aparecerem à superfície devido à erosão que desgasta o cone. Estes prismas hexagonais sofrem também erosão mas estes sofrem erosão nas arestas e nos vértices dando-lhe um aspecto arredondado como um tubo e estes "tubos" ao londe parecem órgão de igreja e daí o nome órgãos basálticos.




Sem comentários: